Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica em Pediatria

O Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica em Pediatria, carinhosamente chamado de IBNOPe, é um estudo inovador, que mapeará pela primeira vez no Brasil dados do estado nutricional de crianças e adolescentes com câncer, com amostra representativa das 5 regiões do Brasil. O IBNOPe trará importante retorno social, e foi idealizado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), com parceria na liderança do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trata-se de um estudo multicêntrico longitudinal, e no desenho da metodologia do estudo foram selecionados 13 centros de referência para o tratamento do câncer infantil, com amostra final de 723 pacientes com dados longitudinais de avaliação do estado nutricional durante a hospitalização. Uma proposta do estudo é a possibilidade de usar uma ferramenta de avaliação nutricional subjetiva validada no Brasil para crianças em tratamento oncológico. Os pesquisadores envolvidos destacam a relevância desse instrumento de avaliação nutricional para detecção precoce do risco nutricional, contribuindo para intervenções oportunas na prática clínica.

O Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN) do INJC/UFRJ destaca a importância de ter docentes, aluno e egresso do Programa envolvidos no IBNOPe, em especial pelo seu impacto social e contribuição no cenário da nutrição clínica em pediatria. Dentre os membros da equipe estão as Profas Patricia Padilha e Wilza Peres, que orientam a nutricionista do INCA e doutoranda do PPGN Wanélia Afonso, cuja tese terá como casuística os dados do IBNOPe, e Nivaldo Barroso de Pinho, presidente e fundador da SBNO, que também é egresso do Programa. Os resultados parciais trazem importantes reflexões para a assistência nutricional em oncologia pediátrica. Em breve será disponibilizado um relatório técnico científico pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica.