Professora Dra. Adriana Farah
Contato: afarah@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Projetos de Pesquisa no PPGN
Professora Dra. Aline A. Ferreira
Contato: alineaf@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Desigualdades em saúde e insegurança alimentar em minorias étnicas e raciais
Professora Dra. Andréa Ramalho
Contato: aramalho.rj@gmail.com
Linha de Pesquisa no PPGN: Micronutrientes
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Relação entre o Câncer de Mama e as Concentrações Séricas de Nutrientes Antioxidantes e o Impacto de Tratamento Radioterápico.
- Avaliação do Estado Nutricional de Micronutrientes em Indivíduos com Obesidade de Grau III Submetidos à Gastroplastia Redutora com Reconstituição em Y de Roux
- Composição Corporal como Preditor de Mortalidade em Pacientes com Doença Hepática Crônica
- Impacto do estadiamento e toxicidade em mulheres com câncer de mama e antes e após tratamento radioterápico sobre a vitamina D sérica e sua relação com marcadores endócrino-metabólicos.
- Pesquisa Translacional em Nutrição: da gestação à vida adulta.
- Avaliação do estado nutricional de vitamina D e sua relação com o perfil ósseo e metabólico em adolescentes obesos graves antes e um ano após o Bypass Gástrico em Y de Roux.
- Avaliação da Reserva Hepática de Retinol em Idosos Falecidos por Doença Cardiovascular.
Professora Dra. Anna Paola Pierucci
Contato: pierucci@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Bioquímica Nutricional e Ciência e Tecnologia de Alimentos
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Nutrição aplicada ao esporte de alto rendimento: estudos observacionais e de intervenção em modelos humano e animal.
- Desenvolvimento de inovações em alimentos para Fins Especiais: Micro e Nanoencapsulamento de alimentos, nutrientes e substâncias bioativas.
Professora Dra. Beatriz Gonçalves Ribeiro
Contato: ribeirogoncalvesb@gmail.com
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Estado nutricional e fatores de risco metabólicos em crianças escolares do município de Macaé-RJ.
- Laboratório integrado de pesquisa e inovação em Ciências do Esporte: uma nova perspectiva para o desporto no interior do Estado do Rio de Janeiro.
Professora Dra. Cláudia Saunders
Contato: claudiasaunders@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Contribuições teórico-práticas para a assistência pré-natal de gestantes diabéticas.
- Análise Química de Especiação de Micronutrientes Inorgânicos em Leite Materno e Fórmulas Infantis.
- Efeito da Dieta DASH no Resultado Perinatal de Gestantes com Diabetes Mellitus
- Perfil de saúde e nutrição de gestantes gemelares e associação com resultado perinatal.
Professora Dra. Dayana Rodrigues Farias
Contato: dayana.farias@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Estado nutricional durante a gestação e crescimento nos primeiros dois anos de vida: dados de Sistemas de Informação em Saúde.
- Compostos bioativos do leite humano e associação com a saúde materna e o desenvolvimento infantil.
Professora Dra. Eliane Fialho de Oliveira
Contato: elianefialho@yahoo.com.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Bioquímica Nutricional e Ciência e Tecnologia de Alimentos
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Análise de compostos bioativos e atividade antioxidante em alimentos e preparações.
- Compostos bioativos de especiarias associados com câncer de mama: da cultura de células a aplicação dietética.
- Compostos bioativos de sojas: avaliação da composição organo-mineral, capacidade antioxidante, proteoma e atividade antimicrobiana.
- Efeito de diferentes métodos de extração e do processamento por alta pressão hidrostática sobre a capacidade antioxidante e o teor de compostos bioativos de uva (vitis labrusca).
- Resveratrol e sinalização celular: um composto bioativo presente em alimentos e seus efeitos em culturas de câncer de mama.
Professora Dra. Eliane Lopes Rosado
Contato: elianerosado@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Bioquímica Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Carboidratos simples e sua influência no controle glicêmico, estresse oxidativo, perfil lipídico e inflamação de pacientes com diabetes mellitus tipo 1
- Obesidade e estratégias de intervenção nutricional: estudo molecular, metabólico e fisiológico na busca de novas abordagen terapêuticas
Professor Dr. Gilberto Kac
Contato: gilberto.kac@gmail.com
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Suplementação de cálcio e vitamina D e terapia periodontal para melhoria do perfil metabólico e inflamatório de gestantes: um ensaio clínico de viabilidade.
- Compostos bioativos do leite humano e associação com a saúde materna e o desenvolvimento infantil.
- Biomarcadores nutricionais e o efeito na saúde mental durante a gestação, em desfechos maternos e infantis: Estudo prospectivo do primeiro trimestre de gestação aos dois anos pós-parto.
Professor Dr. Luís Maurício Trambaioli R. Lima
Contato: luismauriciolima@gmail.com
Linha de Pesquisa no PPGN: Bioquímica Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Homeostasia de micronutrientes e ontogenia de doenças degenerativas.
Professora Dra. Maria Beatriz Trindade Castro
Contato: mbtcastro@gmail.com
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Compostos bioativos do leite humano e suas associações com o desenvolvimento infantil e a saúde materna: novas abordagens em análises de bioinformática da microbiota
- Calcium-vitamin D supplementation and Periodontal Therapy for Improving Met- abolic and Inflammatory Profile among Pregnant Women: a feasibility trial (THE IMPROVE TRIAL)
Professora Dra. Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho
Contato: mariaclaudiaveigasoares@yahoo.com.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Cultura contemporânea como espaço social interativo de práxis para Educação Alimentar
Professora Dra. Mariana Costa Monteiro
Contato: mariana@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Desenvolvimento de novos produtos alimentícios com potencial funcional pelo emprego de tratamentos de conservação convencionais e emergentes
- Biodisponibilidade, metabolismo colônico e bioatividade de compostos fenólicos de frutas brasileiras.
Professora Dra. Patricia de Carvalho Padilha
Contato: patricia@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Contribuições Teórico-Práticas para a Assistência Pré-natal de Gestantes Diabéticas
- Análise Química de Especiação de Micronutrientes Inorgânicos em Leite Materno e Fórmulas Infantis
- Estudo da vitamina D e desfechos perinatais em gestantes com diabetes gestacional: um ensaio clínico controlado
Professora Dra. Rosana Salles da Costa
Contato: rosana@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Experiência de aconselhamento no apoio à iniciação e manutenção do aleitamento materno exclusivo até seis meses.
- Insegurança alimentar e sua relação com o consumo alimentar e políticas sociais entre quilombolas
- Insegurança alimentar em gestantes de risco e sua relação com o desfecho da gestação
- Pobreza extrema, insegurança alimentar e políticas públicas: estudo longitudinal de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família no Município de Duque de Caxias
- Estudo Longitudinal de Famílias Atendidas pelo Programa Bolsa Família no Município de Duque de Caxias
Professora Dra. Rosangela Alves Pereira
Contato: roapereira@gmail.com
Linha de Pesquisa no PPGN: Epidemiologia Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Análise dos dados de consumo alimentar efetivo da pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009.
- Arquitetura de escolhas e informações nutricionais podem ser alternativas para a promoção da alimentação saudável em restaurantes comerciais?
- Avaliação dos recursos para promoção da alimentação saudável em restaurantes comerciais de uma universidade pública do Rio de Janeiro.
- Barreiras e facilitadores para o consumo alimentar saudável: aspectos psicossociais associados à nutrição na adolescência.
- Cultura alimentar e biodiversidade dos alimentos consumidos no Brasil: análise dos dados da pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009.
- Evolução do consumo alimentar de adolescentes de Niterói, Rio de Janeiro.
- Hábitos alimentares, estilo de vida e estado nutricional de adolescentes: um estudo de base escolar em Cuiabá – MT.
- Hábitos alimentares relacionados ao desjejum e ganho de massa corporal em escolares: estudo longitudinal de base escolar em Niterói-RJ.
- Prevenção do ganho de peso em escolares: ensaio comunitário randomizado para estimular a redução do consumo de bebidas adicionadas de açúcar e de biscoitos e promover o incremento do gasto energético.
- Tabagismo, estado nutricional e níveis tensoriais de adolescentes: um estudo de coorte.
- Validação de questionário de frequência do consumo de alimentos e de recordatório de 24-horas com o uso de água duplamente marcada e outros marcadores biológicos para adultos, Rio de Janeiro - Valida-Rio.
Professora Dra. Tatiana El-Bacha Porto
Contato: tatiana@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Bioquímica Nutricional
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Impactando: Inovações sobre o Metabolismo Placentário e associação com Antioxidantes e Nutrientes na Diabetes e Obesidade gestacionais.
- Aumento da eficiência do CNRMN da Biologia Estrutural à Metabolômica: RMN Ajudando na Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Crônicas e Metabólicas.
- Obesidade materna e biomarcadores moleculares e inflamatórios placentários: estudos de intervenção com óleo de peixe e probióticos.
- Inflamação, polifenólicos e ácidos graxos conjugados: estudo integrado de biomarcadores metabólicos e do estado redox em trofoblastos e carcinomas humanos.
- Obesidade e lipídios da dieta: um estudo molecular, metabólico e fisiológico na busca de novas abordagens terapêuticas.
- Metabolômica para investigar bioatividade de especiarias e resíduos de alimentos em células de carcinoma humano.
- Torta de soja, bagaço de uva e casca de jabuticaba: uma abordagem metabolômica para a caracterização da composição química e da bioatividade em células de carcinoma humano.
- Valorização de Alimentos e Resíduos agroindustriais: Caracterização Química, Emprego Tecnológico e Bioatividade.
- Análise Metabolômica de Células Hepáticas e Endoteliais Infectadas pelo vírus do Dengue.
Professora Dra. Wilza Arantes Ferreira Peres
Contato: wilza@nutricao.ufrj.br
Linha de Pesquisa no PPGN: Bioquímica Nutricional e Micronutrientes
Projetos de Pesquisa no PPGN
- Avaliação do estado nutricional de vitamina D em pacientes com doença hepática crônica e relação com a evolução da doença.
- Avaliação do perfil bioquímico de vitaminas, minerais e enzima antioxidantes nos pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica e relação com a gravidade da doença.
- Associação do estado nutricional nos parâmetros prognósticos, desfechos clínicos e sobrevida em pacientes com câncer colorretal.
- Impacto do estado nutricional na toxicidade à quimioterapia neoadjuvante e adjuvante em mulheres com câncer de mama.
- Efeito da suplementação de probióticos no perfil metabólico, inflamatório, hepático e na microbiota intestinal de pacientes com doença hepática gordurosa não alcoolica.
- Desempenho do NUTRIC Score na predição de mortalidade e tempo de internação de pacientes críticos.
- Relação da concentraçâo de vitamina d com mutação em egfr e alk e sobrevida em pacientes com adenocarcinoma de pulmão avançado.
- Modulação epigenética por ácidos graxos n-3 e compostos bioativos (Silybum Marianum L) na doença hepática gordurosa não alcoólica.
- Avaliação de fatores de riscos nutricionais associados a hepatotoxicidade e/ou falha terapêutica induzida pelo tratamento antituberculose.