Sobre a Nota da Presidência do IPEA No. 12, 2022

A Rede PENSSAN, que congrega pesquisadores e pesquisadoras de diversas e prestigiosas Universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior tomou conhecimento, com surpresa e incredulidade, do conteúdo da Nota da Presidência do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) Nº 12 divulgada com algum alarde em entrevista coletiva na Casa Civil da Presidência da República em 17 de agosto de 2022. Ressalvamos, desde logo, o histórico respeitável e, sobretudo, a independência e autonomia que sempre caracterizaram a produção técnicocientífica do IPEA e o tornaram uma referência, como uma instituição do Estado Brasileiro, para o planejamento, elaboração e avaliação das políticas públicas. Daí a surpresa com o conteúdo da referida nota técnica que se propõe analisar a interação do Programa Auxílio Brasil com o mercado de trabalho e avaliar os indicadores de insegurança alimentar.