Interfaces com a Educação Básica
Ocorre principalmente por meio de pesquisas e ações de extensão universitária realizadas em escolas públicas e privadas. Além da coleta de dados, no desenvolvimento de projetos de pesquisas, são realizadas atividades educativas e de diagnostico nutricional, com geração de relatórios que retornam os resultados para as respectivas escolas.
São exemplos de projetos desenvolvidos em escolas de ensino médio e fundamental
- Nutrição Escolar Consciente. Professor Responsável: Dra. Cristiana Pedrosa
- Avaliação da alimentação escolar em uma unidade de ensino fundamental no município de MACAÉ/RJ. Professor Responsável:
- Avaliação da anemia ferropriva em adolescentes de escolas públicas de NITERÓI - RJ.
- Eficácia da gordura corporal na predição de alterações metabólicas em adolescentes estudantes da rede estadual de ensino em NITERÓI-RJ. Professor Responsável:
- Estado nutricional e fatores associados em estudantes de escolas públicas municipais de MACAÉ – RJ. Professor Responsável:
- Estudo das associações entre medidas antropométricas e de composição corporal com aptidão física de adolescentes estudantes de escolas públicas e privada do RIO DE JANEIRO. Professor Responsável:
- Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes (ELANA). Professor Responsável:
- Evolução de medidas antropométricas indicadoras de obesidade e avaliação de anemia em adolescentes de escolas públicas de NITERÓI – RJ. Professor Responsável:
- Evolução do consumo alimentar de adolescentes de NITERÓI, RIO DE JANEIRO. Professor Responsável:
- Hábitos alimentares relacionados ao desjejum e ganho de massa corporal em escolares: estudo longitudinal de base escolar em NITERÓI-RJ. Professor Responsável:
- Hábitos alimentares, estilo de vida e estado nutricional de adolescentes: um estudo de base escolar em CUIABÁ – MT. Professor Responsável:
- Implementação e avaliação de um programa de prevenção de obesidade para adolescentes em ambiente escolar: um ensaio clínico randomizado. Professor Responsável:
- Prevenção do ganho de peso em escolares: ensaio comunitário randomizado para estimular a redução do consumo de bebidas adicionadas de açúcar e de biscoitos e promover o incremento do gasto energético. Professor Responsável:
Outras formas de inter-relação com a educação básica é através do oferecimento de bolsa PIBIC ensino médio por alguns dos docentes do Programa.
Alunos e docentes do PPGN também participam de iniciativas como a “Conhecendo a UFRJ” dedicada a apresentar a UFRJ para estudantes do ensino médio.