Missões CAPES Print

Ano 2020

Em 2020, o PPGN teve 3 docentes contempladas em missões CAPES-PrInt:

Missão como Professora Visitante Sênior na Universidade de Córdoba, Espanha

Missão como Professora Visitante Junior no Instituto IMdea Alimentação, Madrid, Espanha

Missão para capacitação na Universidade de Cambridge, Reino Unido

Parceria: UFRJ e Universidad de Córdoba, Córdoba, España

Profª. Beatriz Ribeiro

Projeto Original:

Mediterranean Lifestyle In Pediatric Obesity Prevention (Meli-Pop)

Prevención de la Obesidad Infantil Mediante Promoción del Estilo de Vida Mediterráneo

Estilo de Vida Mediterrâneo na Prevenção da Obesidade Pediátrica

Beatriz Gonçalves Ribeiro: Professor Visitante Sênior no Exterior. Programa de Pós Graduação em Nutrição PPGN/INJC/UFRJ. Curso de Nutrição UFRJ Macaé.

 

Maria Mercedes Gil Campos: Orientadora. Titular de Pediatria, Instituto Maimónides de Investigación Biomédica (IMIBIC), Universidade de Córdoba, Spain.

Profas Beatriz Ribeiro e Mercedes Gil

Destaques

  • Evidências cientificas disponíveis reconhecem que os alimentos que compõem a Dieta Mediterrânea acompanhados de atividades físicas diárias, são capazes de proporcionar uma vida saudável e redução de doenças crônicas não transmissíveis, especialmente a obesidade.

 

  • O projeto MELI-POP é o primeiro estudo que visa avaliar o efeito do estilo de vida mediterrâneo sobre a incidência da obesidade infantil e suas complicações. Os programas existentes de prevenção da obesidade infantil, tanto na Espanha, como no Brasil e no resto do mundo, têm tido um efeito moderado na redução da incidência da obesidade infantil.

Destaques

  • Na perspectiva de implementar um estudo similar em Macaé, RJ participei por 3 meses das atividades do MELIPOP.  Durante este período houve uma troca de experiência com outros professores pesquisadores bem como alunos de doutorado e graduação da Universidade de Córdoba, Espanha. Também tive a oportunidade de interagir com as famílias e com as crianças ao longo do período. Observei que uma das maiores dificuldades do projeto era a adesão das famílias as reuniões quinzenais e as avaliações. E, umas das benfeitorias importantes do projeto era a parceria com duas grandes empresas da Espanha, uma pesqueira e outra produtora de azeite de oliva que doavam esses alimentos ao projeto, que eram então repassados as famílias.
  • Em continuidade, pretende-se implementar um programa de intervenção com os alimentos presentes na dieta mediterrânea e, que também estão disponíveis na região do município de Macaé, porém são pouco consumidos pelas famílias e crianças. São eles, o peixe e a uva rosada. Macaé é uma cidade costeira que tem uma atividade pesqueira bastante intensa e, atualmente existe uma produção muito promissora de uva rosada na região. Portanto, na perspectiva intervencionista de aumentar o consumo do pescado e de uvas rosadas oriundos da produção familiar do município a proposta, além de melhorar a qualidade da alimentação irá fomentar a interação entre os produtores familiares, os gestores públicos e o conselho de alimentação escolar do município. Por outro lado, o azeite de oliva extravirgem é um alimento pouco utilizado pela população brasileira, especialmente pelo seu alto custo. Esperamos firmar parceria com uma empresa produtora deste alimento nos mesmos moldes do modelo espanhol.
  • Dessa forma, considero a minha visita ao IMIBIC/ Universidade de Córdoba, por meio do Programa Capes Print, muito produtivo. Primeiramente por ter a oportunidade de participar de um projeto internacional, segundo pela troca de experiencias com outros pesquisadores e terceiro pela possibilidade de implementar no Brasil uma proposta similar e quarto por  projetar a continuidade das relações estabelecidas, entre os grupos de pesquisa.

Parceria UFRJ e Instituto IMDEA Alimentación, Madrid, España

Profª Patricia Padilha

Projeto Original:

Deficiência de vitamina D em crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo I: influência da suplementação de vitamina D e do polimorfismo FOK-I no controle glicêmico

Tal projeto visou estabelecer parceria com a Fundación IMDEA Alimentación, Madrid, Espanha, por meio do pesquisador sênior Alberto Davalos, líder do Grupo de Pesquisa em Epigenética do Metabolismo Lipídico.

Reproduzir vídeo
Profa. Patricia Padilha

Destaques

 

  • O objetivo geral do projeto foi avaliar o efeito da suplementação de vitamina D e do polimorfismo Fok-Ino controle glicêmicode crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). No Brasil e no mundo tem crescido o número de indivíduos com DM. Deste modo, investimentos no acompanhamento destes indivíduos, por meio de adequado estado nutricional e qualidade de vida, são muito estimulados. Em estudos de prevalência de deficiências nutricionais não se pode deixar de considerar os fatores de risco presentes além de fatores determinantes como os sociais. E na carência nutricional de vitamina D, muitos pesquisadores têm levado em consideração o consumo alimentar, exposição solar e nível de atividade física como risco e condições sociodemográficas como determinantes. Ainda, não deixando de ressaltar a importância para a saúde de crianças e adolescentes com DM1, que tem sido demonstrada por modelos de intervenção baseados na assistência nutricional e na suplementação para minimizar as repercussões da carência de vitamina D. No Brasil não existem estudos que tenham associado a insuficiência e deficiência de vitamina D, bem como o efeito da intervenção nutricional nesta carência durante a infância, em especial entre crianças com DM. Desta forma, este trabalho será pioneiro em estudar o estado nutricional de vitamina D em crianças e adolescentes com DM e, a sua associação com os desfechos metabólicos, bem como o efeito da intervenção nutricional naquelas que apresentarem ou não esta carência.

 

  • O projeto também tem potencial inovador, já que visará trabalhar com nutrigenômica e nutrigenética, o que nos auxiliará a entender o papel dos polimorfismos no controle da doença. Diante do exposto, considera-se a execução deste projeto de pesquisa extremamente relevante para assistência, ensino e pesquisa, e com um potencial impacto para melhoria da assistência nutricional à crianças e adolescentes com DM 1, a curto, médio e longo prazo. Um aspecto relevante do projeto foi a possibilidade além de estudar as técnicas pretendidas, englobar um consórcio de especialistas em nutrição com representantes de outros países da América Latina e Europa, dentre eles Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Itália, onde auxiliei na liderança de um estudo por plataforma de inquéritos Google forms sobre as práticas de alimentação e atividade física em adolescentes antes e durante a pandemia. O referido estudo teve excelente repercussão nacional e internacional, sendo divulgado em sites e entrevistas em Portugal, Espanha, Brasil e Chile, após sua publicação em revista indexada qualis A. Os 2 artigos originados encontram-se dentre as referências citadas pela OMS e UNICEF para literatura na área. Um grande aprendizado e o fortalecimento são as palavras que marcam o início do processo de internacionalização da docente, e muitas perspectivas são visualizadas, primeiramente com a realização de um projeto para submissão no Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, além de facilitar a colaboração em outros projetos futuros e a mobilidade de outros pesquisadores e alunos.

Parceria: UFRJ e University of Cambridge​

Profª Tatiana El-Bacha 

Reproduzir vídeo

Projeto Original:

IMPACTANDO: “Inovações sobre o Metabolismo Placentário e associação com Antioxidantes e Nutrientes na Diabetes e Obesidade gestacionais”

Docente do Instituto de Nutrição Josué de Castro: Tatiana El-Bacha Porto

Parceiros:

Graham J. Burton, Professor Fisiologia da Reprodução

Amanda Sferruzzi-Perri, Lecturer

Andrew J. Murray, Lecturer

Centre for Trophoblast Research, Department of Physiology, Development and Neurosciences, University of Cambridge

Destaques

 

  • O impacto do projeto está no seu potencial translacional. Meu objeto de estudo foram culturas 3D de organóides de endométrio e trofoblastos humanos onde adicionava nutrientes ao meio de cultura, em particular ácidos graxos, e acompanhava o desenvolvimento e a competência das culturas frente a estímulos hormonais. E me refiro `a competência da cultura de endométrio para engravidar e a de trofoblastos para secretar fatores essenciais ao crescimento e desenvolvimento do feto. Sendo assim, este estudo permitirá identificar nutrientes e alimentos importantes para o sucesso da gestação e possibilitará a orientação de gestantes, particularmente aquelas que são acometidas de obesidade e diabetes durante a gestação.

 

  • O projeto está em andamento, assim como minha parceria com os grupos de pesquisa de lá. Essa parceria está se mostrando bem frutífera visto que consegui financiamento pelo GCRF (Global Challenges Response Fund), oferecido pelo governo Britânico. Com este financiamento e com auxílio CAPES-PrInt, não somente a parceria continua, mas também frentes novas foram abertas, possibilitando participação de estudantes do meu grupo de pesquisa em missões para a Universidade de Cambridge.
Profa. Tatiana El-Bacha