Grade Curricular

Mestrado
Disciplinas Obrigatórias

Metodologia da Pesquisa – INS712 (45h) – 3 créditos

Propiciar ao aluno uma visão teórica e prática sobre o conhecimento científico e outros tipos de conhecimento; compreender a importância da pesquisa científica no âmbito da nutrição; conhecer os tipos e fundamentos metodológicos de uma investigação, analisar as etapas da pesquisa científica e discutir sobre as formas de apresentação dos projetos de pesquisa para a comunidade acadêmica.

Práticas de Ensino em Nutrição I – INW702 (45h) – 3 créditos

Planejamento didático e elaboração de material institucional. Ministração de aulas para a graduação e participação em estágios curriculares, sob supervisão de docente credenciado no PPGN. Avaliações de disciplinas e discentes. Por meio dessas disciplinas o discente de Pós-graduação vivencia a rotina de preparação de aulas para a graduação, bem como aperfeiçoa sua formação didático-pedagógica.

Seminários Gerais – INW703 (45h) – 3 créditos

Apresentação e discussão de projetos e de resultados obtidos por todos os alunos matriculados no Curso. Debate científico dos projetos de pesquisa para o aprimoramento da dissertação. Estimular a participação no debate científico. Desenvolver a capacidade de expressão escrita e verbal. Ampliar a informação no que diz respeito ao desenvolvimento científico e tecnológico em diferentes áreas ligadas à Nutrição e Alimentação.

Seminários Josué de Castro – INW701 (15h) – 1 crédito

Apresentação de temas de relevância e interesse no campo da Nutrição e saúde por docentes e pesquisadores da UFRJ, de outras IES e de Institutos de Pesquisa. Discentes que retornam do Doutorado Sanduíche apresentam o projeto que desenvolveram no exterior e compartilham as experiências que tiveram. Quando os docentes credenciados no PPGN recebem pesquisadores internacionais os mesmos também apresentam seus temas de pesquisa.

Tópicos Avançados I – INW704 (30h) – 2 créditos

Apresentação e discussão de artigos científicos relacionados a temas estudados por grupos de pesquisa do PPGN, que é composto por docentes permanentes e colaboradores do PPGN, pós-doutorandos, discentes (doutorado, mestrado e iniciação científica), bem como futuros discentes que pretendem ingressar no programa, que cursam a disciplina como forma de estágio probatório.

Trabalho Experimental de Dissertação – INW705 (90h) – 6 créditos

Consiste no desenvolvimento experimental e elaboração da dissertação. O Orientador é o responsável pela coordenação das atividades dessas disciplinas.


Doutorado
Disciplinas Obrigatórias

Estudo Integrado dos Distúrbios Nutricionais de Impacto Coletivo I (EIDNIC I) – INW801 (45h) – 3 créditos

Aborda problemas de saúde pública relacionados com as deficiências de micronutrientes, os quais são discutidos desde os seus aspectos moleculares, fisiológicos, epidemiológicos até as políticas públicas propostas para a sua minimização.

Estudo Integrado dos Distúrbios Nutricionais de Impacto Coletivo II (EIDNIC II) – INW801 (45h) – 3 créditos

Aborda problemas de saúde pública relacionados com as doenças cardiovasculares, a obesidade e o câncer, os quais são discutidos desde os seus aspectos moleculares, fisiológicos, epidemiológicos até as políticas públicas propostas para a sua minimização.

Metodologia Científica – INW802 (45h) – 3 créditos

Metodologia científica: críticas e limitações. Aspectos relacionados à prática em pesquisa científica: responsabilidade social, ética em pesquisa, conflito de interesses na pesquisa em nutrição, publicação, fomento, divulgação científica e popularização da ciência. Aspectos preliminares do projeto de tese.

Seminários Avançados de Tese I (SAT I) – INW803 (45h) – 3 créditos

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa individuais de todos os alunos matriculados no Curso. Debate científico dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento da tese. Promover o desenvolvimento da capacidade de leitura, apreciação e crítica da comunicação e da atividade científica. Estimular a participação no debate científico. Desenvolver a capacidade de expressão escrita e verbal. Ampliar a informação no que diz respeito ao desenvolvimento científico e tecnológico em diferentes áreas ligadas à Nutrição e Alimentação.

Seminários Avançados de Tese II (SAT II) – INW804 (45h) – 3 créditos

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa individuais de todos os alunos matriculados no Curso. Debate científico dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento da tese.

Trabalho Experimental de Tese (TET) (cada uma com 45h) – 3 créditos

TET I – INW805
TET II – INW806
TET III – INW807
TET IV – INW813

Correspondem ao desenvolvimento do trabalho experimental e elaboração da tese de doutorado. O Orientador é o responsável pela coordenação das atividades dessas disciplinas.


Disciplinas Eletivas – Mestrado e Doutorado

Todas as disciplinas possuem carga horária de 45 horas e 3 créditos.

Alimentação e Cultura – INS705 (ainda como Pesq. Qualitativa em Saúde II no SIGA)

Cultura, sistemas simbólicos e sua relação com o comer. Sistema alimentar ocidental hegemônico e sua construção histórica. Comida e identidade, rituais, religião, relações de gênero e estilo de vida. O comer, o corpo e a saúde. Comida e transformações contemporâneas: migração, globalização alimentar, fast food e slow food, turismo gastronômico, patrimonialização. Comida e mídia. Sistemas alimentares alternativos e discurso ético.

Alimentos Funcionais – INE701 – INE801

Conceito de alimentos funcionais, composição química, métodos com enfoque em compostos bioativos, metodologias analíticas para caracterização de compostos bioativos, abordagem bioquímica e química dos alimentos funcionais correlacionados com os estudos científicos recentes, tecnologia de novos produtos com aplicabilidade para clientela sadia e enferma, visão prática e relação com prevenção do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Ambientes Alimentares e Saúde

Referenciais teóricos sobre a temática dos ambientes alimentares. Recursos metodológicos utilizados no estudo do ambiente alimentar e sua relação com a saúde e nutrição. Aferição do potencial para favorecer ou limitar a saúde do ambiente alimentar. Estudos epidemiológicos (observacionais e de intervenção). Ambientes alimentares e políticas publicas.

Avaliação Nutricional – INS718 - INS801

Tópicos de avaliação nutricional. Aplicação dos métodos antropométricos, dietéticos, bioquímicos e clínicos no diagnóstico nutricional de populações. Validade e confiabilidade dos métodos. Interpretação dos indicadores e uso de curvas de referência de medidas antropométricas.

Bioestatística

Tipos de variáveis. Medidas de tendência central. Curva normal. Comparação de médias. Intervalo de confiança. Teste de hipóteses. Introdução à proporção. Correlação e regressão linear.

CLAE em Análise de Alimentos – INE706

Introdução e fundamentos da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE); colunas: tipos e características; solventes: características e propriedades; detectores: tipos, fundamentos e aplicações. Análise de vitaminas, açúcares, proteínas e substâncias bioativas para cromatografia de alta eficiência. Validação de método cromatográfico aplicado a alimentos.

Epidemiologia Nutricional – INW702 - INS804

Avaliação do estado nutricional, do consumo de alimentos, da atividade física e a relação entre dieta e doença. Utilização dos métodos epidemiológicos para investigação do papel da alimentação e nutrição nos processos de saúde e doença.

Fisiologia e Bioquímica da Nutrição – INN718 – INN804

Entender as ações dos nutrientes no organismo humano e suas funções na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Os mecanismos fisiológicos e bioquímicos envolvidos na bioutilização de macro e micronutrientes advindos da alimentação humanas serão discutidos a partir de temas centrais e controversos para a Nutrição Humana. A escolha dos temas será feita de forma colaborativa e participativa e a discussão será conduzida a partir da consulta de literatura cientifica e da mídia leiga.

Fundamentos da Educação Alimentar

Conceituação como recurso de fundamentação teórica. Conflitos e desafios da articulação prática/teórica. Potência pedagógica do senso comum. Critérios de avaliação da logística dos planejamentos de ações de Educação Alimentar. Análise de repercussões de ações educativas na alimentação escolar in loco.

Metabolismo de Compostos Bioativos

Introdução sobre compostos bioativos. Classes de compostos bioativos em alimentos. Introdução sobre sistema digestório. Modelos utilizados e técnicas analíticas empregadas para avaliar o metabolismo de compostos bioativos. Metabolismo de compostos bioativos de origem animal e vegetal. Fatores que afetam o metabolismo de compostos bioativos. Impacto do modo de administração e do processamento de alimentos no metabolismo de compostos bioativos.

Métodos de Avaliação do Consumo de Alimentos – INS716

Métodos de avaliação do consumo de alimentos. Ajuste para consumo de energia. Variação intra e interindividual. Validade e reprodutibilidade de questionários de frequência de consumo. Programas de análise de dados. Qualidade da dieta. Qualidade do relato de consumo alimentar. Padrões de consumo alimentar.

Nanoalimentos – INE710 (ainda como Análise e Controle de Qualidade de Alimentos no SIGA)

Nanociência e nanotecnologia no desenvolvimento de alimentos. Introdução aos conceitos e fundamentos da nanociência e nanotecnologia. Nanomateriais com aplicação em saúde. Nanobioencapsulamento; teoria e prática de técnicas de preparo, produção e caracterização; estudos de liberação. Desenvolvimento de nanoalimentos; legislação; aspectos de bioética e biossegurança; patentes.

Nutrição Materno-Infantil – INN713 – INN806

Tópicos avançados e atualizados em saúde da mulher, desde a concepção ao puerpério, aspectos fisiológicos da gestação, assistência pré-natal e nutricional, atenção ao recém-nascido de baixo e alto risco, lactação e cuidado da nutriz. Cuidado nutricional na infância e adolescência, compreendendo abordagem aos processos de crescimento e desenvolvimento, cuidado e terapia nutricional em situações de baixa, média e alta complexidade em saúde.

Nutrição no Esporte de Alto Rendimento – INE705 (ainda como Carboidratos Não Disponíveis na Alimentação Humana no SIGA)

Introdução ao esporte de Alto rendimento. Bases fisiológicas e bioquímicas do exercício; competências e habilidades no campo de saber em nutrição aplicada ao esporte. Avaliação de atletas; requerimentos nutricionais; Desenvolvimento de alimentos para atletas.

Orientação à Iniciação Científica pelo Estudante de Pós-graduação - INW709

Orientação pelo mestrando de pelo menos um estudante de graduação em projeto de pesquisa que resulte em, pelo menos, uma comunicação em evento científico nacional ou na jornada de iniciação científica da UFRJ.

Práticas de Ensino em Nutrição II - INW711

Planejamento didático e elaboração de material institucional. Ministração de aulas supervisionadas e participação em estágios curriculares. Avaliações de disciplinas e discentes.

Redação e Produção Científicas Discente - INW710

Treinamento em preparação de manuscritos científicos. Valorização da produção discente sob forma de comunicação em eventos científicos nacionais e internacionais e/ou publicação em revista integrante do sistema QUALIS relativa à área conhecimento junto à CAPES.

Tópicos Avançados em Obesidade e Co-morbidades – INN714

Serão discutidos os avanços em temas associados com a obesidade e comorbidades, com foco em fisiopatologia e estratégias de controle das doenças.

Tópicos Avançados II - INW707

Apresentação e discussão de artigos científicos relacionados aos grupos de pesquisa do INJC.

Tópicos Especiais Em Epidemiologia Nutricional

Análise crítica de estudos epidemiológicos. Evidências em nutrição. Revisão sistemática e metanálise. Condicionantes do desenvolvimento científico em nutrição. Temas controversos que perpassam a prática clínica e a pesquisa em nutrição. Orientações e recomendações nutricionais e guias alimentares.